Ruínas da Imperial Escola Agrícola da Bahia. 🏫🌱😐 Completamente abandonada, foi indicada ao IPHAN seu tombamento em 1989, tendo sido indeferido tanto o tombamento como restauração.

No passado, a escola localizada em São Francisco do Conde contava com bibliotecas, laboratórios e um museu de História Nacional. Hoje, mato.

A escola, de construção neoclássica imponente, foi inaugurada em 1877 e era mantida pelo Imperial Instituto Baiano de Agricultura, que por sua vez havia sido criado em 1859 por D. Pedro II a fim de treinar operários e engenheiros agrícolas para solucionar problemas tecnológicos e de mão-de-obra na lavoura nacional. O decreto 2.500-A, de 01/11/1859, criava o Imperial Instituto Baiano de Agricultura com as seguintes palavras de D. Pedro II: “Desejando assinalar a época de Minha Visita a esta Província com uma nova demonstração de constante atenção que presto à Agricultura, como a principal fonte de riqueza do Estado; Hei por bem criar uma Associação com o título de Imperial Instituto Bahiano de Agricultura [...] na cidade de S. Salvador da Bahia de Todos os Santos, em o primeiro de novembro de mil oitocentos e cinqüenta e nove, trigésimo oitavo da Independência e do Império.” (BRASIL,1859)

Hoje precisamos de muita imaginação para enxergar nessas ruínas a inovadora e próspera escola que um dia ocupou esse espaço.
>>>Vídeo Passe Para o Lado>>> Foto© @angelopintophoto
Vídeo® Heróis do Brasil