A região de Irecê-BA além de ter um grande potencial agrícola, também possui um enorme potencial na geração de energia eólica ! As cidades de Morro do Chapéu e Cafarnaum foram as escolhidas para a instalação das primeiras usinas eólicas da região, e que já estão gerando energia limpa proveniente da força dos ventos. 
A empresa que se instalou na região foi a Enel, que por meio de sua subsidiária brasileira de energias renováveis Enel Green Power Brasil Participações (EGPB), iniciou a operação do parque eólico Morro do Chapéu Sul, com capacidade instalada total de 172 MW e localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, no Estado da Bahia.

A Enel investiu aproximadamente 380 milhões de dólares americanos na construção do parque, como parte dos investimentos previstos no atual plano estratégico da empresa. O projeto é financiado por recursos do próprio Grupo Enel, bem como por um financiamento de longo prazo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Morro do Chapéu Sul é constituído por seis usinas eólicas, com capacidade total instalada de 172 MW: Ventos de Santa Esperança (28 MW), Ventos de Santa Dulce (28 MW), Ventos de São Mário (30 MW), Ventos de São Paulo (28 MW), Ventos de São Abraão (28 MW) e Boa Vista (30 MW). O parque, que é formado por quatro Sociedades de Propósito Específico (SPVs – Special Purpose Vehicles) mantidas pela EGPB, será capaz de gerar mais de 830 GWh por ano quando estiver em plena operação. 
Em linha com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (Creating Shared Value - CSV) adotado pelo Grupo Enel, que tem o objetivo de associar o desenvolvimento do negócio às necessidades da comunidade local, a EGPB lançou, em colaboração com associações locais, uma série de iniciativas com o objetivo de criar oportunidades para a comunidade local que vive nos arredores do parque de Morro do Chapéu do Sul, tais como cursos profissionalizantes de carpintaria e eletricista. A empresa apoia também uma orquestra local com 110 anos de existência, por meio da compra de instrumentos.
Vídeo© @ireceagricola