A beleza do gado nelore nos campos de Itambé-BA 🐮🐄 Nelore, é uma raça de gado bovino originária da Índia. Possui a pelagem branca e a pele preta o que lhe confere uma tolerância extraordinária ao calor. Os primeiros exemplares chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram predominante no rebanho brasileiro (85% do rebanho total). Espalhou-se por toda a América do Sul e, principalmente no Brasil devido à sua alta fertilidade a pasto, e capacidade de sobrevivência. O Nelore é a raça base para o cruzamento de gado de corte no Brasil.
A raça tem como principais características a adaptabilidade aos trópicos, sendo muito rústica e resistente a doenças e parasitas. Além disso, a raça entrega uma carne de boa qualidade e aceitação no mercado.
Atualmente, é a raça de gado mais utilizada no Brasil, com amplo destaque para as Matrizes Nelore, base de todo o rebanho de corte nacional.
Karvadi, o pai da linhagem Nelore no Brasil
Kavardi foi um reprodutor da raça Ongole amplamente utilizado na raça Nelore Brasileira. Na Índia já tinha sido largamente premiado como Tetracampeão Nacional Indiano e Campeão da Ásia. Foi adquirido, a pedido de Torres Homem Rodrigues da Cunha, pelo funcionário José da Silva (Sêo Dico) da fazenda VR situada no município de Uberaba-MG. Dico havia sido enviado em expedição à Índia a pedido do Criador e Selecionador Torres Homem para trazer novos exemplares da raça Nelore a fim de acelerar o melhoramento genético do rebanho bovino brasileiro. Após enfrentar a longa burocracia da época por parte do governo da Índia para a exportação, a viagem através de navio-curral para o Brasil cumpriu o período de quarentena na ilha de Fernando de Noronha. Tendo após desembarcado no Porto de Santos juntamente com outras exemplares, rumou para a Fazenda VR em Minas Gerais.
Considerado o melhor touro da história da raça Nelore, Karvadi deixou milhares de descendentes e é considerado como um dos pilares da raça Nelore no Brasil.
Foto© @fazendas_reunidas_m.deaguiar

0 Comentários